A importância das Redes Sociais no Natal

Todos sabemos que chegou a altura
das compras. 
A nós cabe-nos ajudar a elaborar uma boa estratégia nas redes
sociais orientada para efetivamente aumentar as vendas, aumentar o tráfego e a
notoriedade da marca. Mas para isso temos que preparar o nosso site e as nossas
redes sociais. Como:

Tornar o “partilhar”
mais fácil
É preciso
colocar o “botão de partilhar” de forma a que seja fácil e simples os
utilizadores partilharem os produtos. Dessa forma, quando os utilizadores
adicionarem produtos a uma lista de desejos, eles podem partilhar rapidamente nas
redes sociais, e etiquetar os seus amigos ou familiares para ideias de presentes.

Adicionar a
possibilidade de comentários à página de produtos
Os consumidores
são confrontados com inúmeras opções de produtos online e quase tantos como opções
de sítios para adquirir esses produtos. Comentários aos produtos e a forma como
respondemos a esses comentários são uma maneira de se destacar. Ter comentários
no seu site dá credibilidade à sua comunicação e ajuda os clientes a validar as
suas decisões de compra.
Segundo algumas
estatísticas atuais, 71% dos consumidores mudam a sua perceção sobre a marca
depois de ver como estas respondem a comentários.

Fator-chave –
a experiência mobile
O ano passado
45% do tráfego durante a época natalícia veio a partir de dispositivos móveis.
Nem todo o tráfego é originado pelas redes sociais, mas é importante ter a
certeza como é que o conteúdo nas redes sociais aparece em dispositivos móveis,
especialmente quando os mesmos redirecionam o tráfego para o seu site. Se um utilizador
clicar num link para um produto a partir do Facebook, será que a página do
produto está otimizada para mobile? Está a usar o formato ideal para as mensagens
e as imagens aparecerem corretamente em mobile?

Campanhas de
remarketing no Facebook e Twitter
Os consumidores
começam a pesquisar ideias para presentes com meses de antecedência. Para
permanecer no “top of mind” e trazer
esses utilizadores para o seu site quando eles estão prontos para comprar, devem-se
executar campanhas de redireccionamento no Facebook e no Twitter.

Criar Guias
de Presentes e outros conteúdos
Criar conteúdo
específico para a época natalícia é uma ótima maneira de gerar envolvimento e
direcionar tráfego vindo das redes sociais. Uma das maneiras de fazer isso é
criar guias de presente, definindo targets específicos como presentes para ele,
para ela ou para as crianças.

O Pinterest
Mais do que qualquer outra das grandes redes sociais,
Pinterest é acerca de compras. Isso torna-o a rede social perfeita para promover
produtos durante as épocas especiais e nomeadamente, a natalícia. Referindo os
guias de presentes mencionados acima, podem-se criar quadros para várias
categorias de presentes ou de target específico.
Não esquecer
que adicionar o botão “Pin It” nas páginas de produtos do seu site permite que
os utilizadores possam “fixá-los” automaticamente nos seus quadros.

Criar planos
de resposta
As redes sociais
podem ajudar a passar a palavra sobre o seu negócio e produtos, e quaisquer
ofertas ou promoções. Mas há outras razões para usar as redes sociais também. Os
Clientes usam as redes sociais para obter respostas e apresentar reclamações. É
fundamental, estar ativo nas redes sociais para fornecer esse suporte ao
cliente e transformar estes utilizadores em Clientes.
Ao planear os
recursos necessários para gerir as redes sociais, tem que se considerar o
aumento de perguntas e conversas que ocorrerão durante esta época. Isso irá
garantir uma comunicação fluente entre si e o cliente nesta época tão especial
e gerar uma experiência suficientemente memorável para além das épocas
festivas.

Integrar com
as outras ferramentas do Marketing Digital
Os clientes não
distinguem as suas mensagens do Facebook das suas mensagens de e-mail, da sua
loja, do seu site, ou de quaisquer outros canais. Para eles, é tudo uma única marca.
Mas, para si, é provável que existam vários departamentos ou equipas diferentes
– às vezes até mesmo em escritórios diferentes. Independentemente dos
diferentes canais, estratégias e até mesmo locais, todos os esforços de
marketing precisam estar alinhados e integrados para criarem a experiência
perfeita para os Clientes. Trabalhe a partir de uma estratégia digital
holística para integrar as redes sociais com as campanhas de e-mail, com o seu
site e a sua comunicação offline.

Já estamos em
Novembro, mas algumas destas dicas são fáceis de implementar e ainda vai a
tempo de se destacar nas redes sociais e estas servirem de alavancagem para o
melhor ano de vendas online e offline do seu negócio. Contacte-nos! A WebWeDo
ajuda-o na estratégia e implementação do plano.