As métricas do Marketing Digital

Vai existindo entre os diferentes marketeers várias teorias sobre o benefício de calcular a optimização de um investimento numa campanha com base no ROI (return on investment) ou com base no ROAS (return on an ad spend).
Antes de mais importa definir cada um dos conceitos:
ROI= Proveitos-Custosx100/Custos
O ROI mede o lucro gerado pelos anúncios relativamente ao custo desses mesmos anúncios.  É uma métrica comum nas empresas, utilizada muitos antes do aparecimento da época digital e altamente eficaz para avaliar como é que os anúncios contribuem para o sucesso de toda a empresa.
Por outro lado, o ROAS mede a rentabilidade bruta gerada por cada cêntimo gasto em anúncios. É uma métrica mais utilizada nos investimentos publicitários e mede a eficácia das campanhas de publicidade online.
ROAS = Rentabilidade da campanha/ custos da campanha
Pelo que se conclui destas métricas com o ROAS o marketing é considerado como um custo enquanto se nos focarmos no ROI o marketing é visto como um investimento que contribui em paralelo com as restantes áreas para o crescimento dos lucros das empresas.
Como experienciamos todos os dias interagimos com os anúncios e com os conteúdos publicados em diferentes canais e dispositivos antes de fazermos uma compra online ou subscrevermos uma newsletter. Segundo alguns estudos efectuados, 35% das pessoas que vêem um anúncio num telemóvel convertem noutro tipo de dispositivo. O desafio é ligar todas estas interacções de forma a gerar conversões e métricas com um grau de veracidade que permitam fazer análises que contribuam para o crescimento do negócio e para o desenvolvimento de futuras campanhas.
Ainda estamos muito focados no modelo do ROAS, na medida em que encaramos o marketing como um custo circunscrito a um determinado canal.  E na realidade, o marketing é multicanal. O ROAS não mede o verdadeiro impacto de um canal ou outro, como o impacto do resultado na pesquisa orgânica,  ou o impacto do crescente investimento em media, que o modelo ROI oferece.
Na nossa visão, a utilização das duas métricas  é útil, apesar de nos tempos que correm verificar-se que o modelo ROAS, muito focado na publicidade digital, estar a ficar para segundo plano, e passarmos para o modelo ROI que é um modelo de análise mais rigoroso.
Esta tendência vai alterar a dinâmica das agências de media e dos marketeers forçando-os a evoluir os seus modelos de negocio e preços para se tornarem mais transparentes e focados em impulsionar o desempenho dos negócios, não apenas no desempenho das suas campanhas de publicidade.Quer saber mais sobre Marketing Digital?