E-mail Marketing

E-mail Marketing

A importância do e-mail marketing em 2020

 

Todos os anos se diz que ´e-mail marketing está morto – mas quem o diz está completamente errado.
O email marketing é uma das maneiras mais eficazes de alcançar e envolver o seu público. De facto, a importância do email marketing é tão grande que recomendamos que a maioria das empresas desenvolva um plano para implementação em 2020.
Porquê?
Reunimos uma lista de motivos fortes pelos quais a sua marca deve começar a usar o email marketing para alcançar e envolver os seus clientes em 2020:

O marketing por e-mail é económico.

Está na hora de falar sobre dinheiro.

Não importa quais as novas ferramentas ou estratégias que surjam nos próximos anos no mundo do marketing digital, mas uma coisa sempre será a mesma. As empresas precisam encontrar ferramentas que lhes permitam maximizar o seu orçamento de marketing para atingirem os seus objetivos gerais.

O email marketing é uma das estratégias de marketing digital mais económicas que pode usar para alcançar e envolver seu público-alvo.

Ao contrário dos canais de comunicação tradicionais, como a TV ou os anúncios de imprensa, que implicam grandes investimentos, há poucos custos envolvidos com o marketing por email. Dependendo dos recursos internos, pode ser necessário contratar ajuda para criar os conteúdos e campanhas de email. Além do custo relativamente baixo, o email marketing também oferece um alto retorno sobre o investimento (ROI). De acordo com alguns estudos, cada 1€ investido em email marketing gera tipicamente 35€ em ROI. Estes números indicam o quão económico o marketing por email pode ser para as empresas, especialmente as pequenas empresas que trabalham com orçamentos menores.

No geral, o email marketing é a ferramenta de marketing digital perfeita para empresas que trabalham com pequenos orçamentos, porque é relativamente barato iniciar e manter campanhas de email marketing. O custo-benefício é um dos principais motivos pelos quais a sua empresa deve aproveitar a importância do marketing por email.

Alcance mais clientes até, através dos smartphones.

O mobile marketing não pode ser ignorado quando se trata da importância do marketing por email.

O número de consumidores que usam dispositivos móveis diariamente continua a subir. De facto, segundo a ANACOM, 96,8% dos portugueses tem telemóvel e cerca de 75% acede à Internet através dele.

Com isto em mente, as empresas precisam encontrar uma maneira de interagir melhor com os consumidores, se quiserem permanecer competitivas no mercado digital. Com dois terços dos e-mails a serem lidos em smartphones ou tablets, o marketing por email mostra-se uma ferramenta eficaz para ajudar as empresas a alcançar e a envolver os consumidores quando estão a usar o seu telemóvel.

Pense dessa maneira: quantas vezes por dia verifica o seu telefone para ver se tem um e-mail ou outras mensagens? Cada vezes que um consumidor vê o telemóvel, é uma nova oportunidade para uma marca alcançar e envolver esse consumidor.

Para garantir que suas mensagens de email sejam eficazes para os consumidores móveis, a sua empresa tem de criar um conteúdo de email com um design responsive. Ofereça aos assinantes a opção de visualizar emails em HTML ou emails com recursos visuais. Todas as imagens ou vídeos que usa no seu conteúdo devem ser pequenos, para que possam carregar rápida e facilmente e sejam visualizados num telemóvel. Quando se trata de conteúdo escrito, mantenha o seu conteúdo de email curto e agradável, garantindo que todos os links de email possam ser clicados para páginas que também são compatíveis com dispositivos móveis.

Automatizar o processo de marketing por e-mail.

A automatização de email continua a ser um tópico importante na discussão sobre a importância do marketing por email.

Existem muitos processos de marketing digital que simplesmente não podem ser automatizados. (Pelo menos, não com sucesso.) De facto, automatizar os seus e-mails ajuda a melhorar a relevância e a pontualidade das suas campanhas. Pode usar fluxos de trabalho para enviar automaticamente mensagens aos consumidores depois de eles executarem uma ação específica.

Aqui está um exemplo. Digamos que um consumidor visita o seu site e está bastante tempo a analisar diferentes produtos e adiciona-os ao carrinho. Então, por algum motivo desconhecido, eles saem sem fazer uma compra. Com a automatização do email, pode garantir que esse utilizador recebe um email logo após abandonar o carrinho, lembrando-o do que deixou para trás e perguntar se precisa de ajuda para concluir a sua compra. Nesse caso, a automatização do email transforma uma oportunidade perdida numa oportunidade de construir um relacionamento mais forte e fazer uma venda.

Além de melhorar a relevância e a pontualidade das suas campanhas, a automatização do email marketing também pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro no processo. Isso permite que se concentre no seu negócio principal, deixando o restante da sua equipa livre para assumir outras tarefas importantes.

O marketing por e-mail facilita a personalização do conteúdo para obter melhores taxas de resposta.

Quanto mais evoluímos na era digital, mais a personalização se torna importante para os consumidores. Todos sabemos a importância de aprender o que o seu público-alvo quer e que este é o factor chave para o sucesso do email marketing.

O marketing por email facilita a personalização das mensagens e do conteúdo que enviamos aos assinantes. Analisar os dados que vamos obtendo dos nossos assinantes e leads, podemos trabalhar para fornecer conteúdos mais personalizados e relevantes, com maior probabilidade dos seus leitores apreciarem e agirem. Isto não só melhora as taxas de abertura e de clique, bem como as taxas gerais de conversão.

De facto, algo tão simples quanto usar o nome do consumidor pode fazer toda a diferença quando comunica com clientes e leads. Os emails que incluem o primeiro nome do destinatário na linha de assunto têm taxas de cliques muito mais altas do que aqueles que usam linhas de assunto sem o nome do destinatário.

A segmentação é uma forma eficaz para aumentar a personalização das suas mensagens e conteúdo. Este é o processo de dividir a sua base de dados de assinantes em diferentes grupos com base em características comuns. Por exemplo, pode colocar aqueles que vivem numa área geográfica comum com clima semelhante num grupo e noutro grupo os com interesses ou informações demográficas semelhantes.

Ao segmentar as suas bases de dados, garante que os seus assinantes obtêm os tipos de conteúdo e as ofertas mais atraentes para eles. Isso aumenta a relevância, o que pode reduzir as taxas de cancelamento de assinatura e melhorar as taxas de conversão. Esse tipo de personalização geralmente não é possível com outros tipos de marketing. É por isso que é altamente relevante para a importância do email marketing.

Tornar o e-mail marketing interativo.

À medida que a importância do marketing por email continua a aumentar, o mesmo acontece com a interatividade por email. É previsível que o marketing digital mais interativo terá uma maior taxa de apelo e resposta entre os vários grupos de mercado-alvo. O email marketing oferece às empresas a oportunidade de fornecer conteúdo interativo diretamente nas suas caixas de entrada, por um custo muito menor do que algumas outras ferramentas de marketing.

Em vez de enviar o assinante para uma página de destino imediatamente, pode enviar diferentes tipos de conteúdo interativo no corpo do email. De conteúdo de vídeo incorporado aos carrosséis, o conteúdo interativo mantém os consumidores interessados ​​e envolvidos antes de visitarem o site.

Ao criar mais conteúdo de email interativo, a sua empresa não apenas conseguirá captar melhor a atenção do seu público, mas também poderá integrar outros canais ao seu marketing digital. Por exemplo, se compartilhar um vídeo num email, poderá usar os botões de partilha das redes sociais para incentivar outras pessoas a partilhar o conteúdo do vídeo nas suas próprias páginas das redes sociais. Quanto mais integradas forem as suas campanhas de marketing, mais pontos de contato criará junto do seu público-alvo.

Medir rápida e facilmente o investimento em marketing por e-mail.

A única maneira de saber se uma ferramenta de marketing digital está a funcionar para o seu negócio é medir os resultados. Outro motivo pelo qual a sua empresa precisa do email marketing em 2020 é porque as métricas de email marketing são fáceis de analisar e medir com o tempo. Dessa forma, não se conjectura ou se tem dúvidas sobre se o caminho traçado funciona efectivamente.

Com a análise de marketing por email, a sua empresa pode ver quantos e quais os utilizadores que abriram os seus emails, se clicaram nalgum link ou se executaram a ação desejada. Pode, também, ver quantas pessoas cancelaram a inscrição na sua base de dados depois de abrir o email. Essas informações são muito valiosas para se poderem fazer ajustes para melhorias.

Com o software de email certo, pode até executar testes A/B, o que permite ver que elementos específicos das suas mensagens de email fornecem os melhores resultados. Por exemplo, pode testar diferentes linhas de assunto para ver o que leva a taxas de abertura mais altas ou testar ofertas diferentes para ver qual oferta influencia mais conversões.

Comece a expandir os seus negócios com o e-mail marketing

Agora que já sabe a importância do marketing por email e como a sua empresa pode usá-lo para crescer, é hora de começar a planear a sua implementação. Se deseja começar 2020 com campanhas de marketing por e-mail bem-sucedidas, precisa considerar como aumentar a sua base de dados de e-mails, que tipos de conteúdo pode oferecer e como pode obter mais conversões ao longo do tempo.

Conheça algumas estatísticas sobre o sucesso do email marketing aqui

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