Como aumentar a audiência do seu Blog

Publicar excelentes posts não é o suficiente, excepto nos casos onde já exista uma audiência fidelizada e devidamente comprometida com o seu Blog.

Quer e precisa de atrair mais leitores?
Como fazer para manter os seus leitores interessados, de forma a que voltem a visitá-lo?
Em primeiro lugar deve promover o seu conteúdo. Promova o mais possível cada post que publica. Seja no Facebook, Twitter, Linkedin, Tumblr ou outras redes sociais. Além disso, faça um pin das partilhas do seu post no seu perfil do Twitter (deixe sempre os posts mais recentes no topo do seu perfil) e na sua página de Facebook.
Deve efectuar publicações com conteúdo relevante e interessante e com uma calendarização estruturada. Não é necessário publicar todos os dias, mas é fortemente aconselhável que publique um post novo pelo menos uma vez por semana.
Esta estratégia faz com que os seus leitores o visitem todas as semanas à procura de novos temas, criando uma expectativa positiva nos leitores. Caso não adopte este procedimento, provavelmente o seu blog irá cair no esquecimento e no desinteresse do seu público.
É também importante que disponha de várias formas de subscrição. Como é do conhecimento geral, uma base de dados de e-mail, em constante actualização, é um ponto fulcral para o seu negócio. No entanto, esta não deve ser a única forma de subscrição, uma vez que nem todas as pessoas estão dispostas a receber mais e-mails na sua caixa de correio.
Deste modo, utilize todas as ferramentas que tem ao seu alcance para oferecer uma forma de subscrição fácil (e-mail, RSS, Facebook, Twitter, etc) e que vá ao encontro de cada um dos seus leitores. Também pode aproveitar e criar uma página específica no seu próprio blog que remeta os seus leitores para todas as opções existentes. Se der uma breve explicação de cada uma, melhor ainda.
Nunca se esqueça que existe muita gente que ainda está a dar os primeiros passos neste “mundo” e para quem todos os esclarecimentos são benvindos.
Caso não seja averso a pop-ups,  pode utilizá-los a apelar à subscrição, assim que um leitor queira sair do seu blog. Há quem tenha utilizado esta técnica em sites, e o resultado foi a duplicação de subscrições não tendo afectado significativamente o respectivo bounce rate.
Quanto mais separadores com várias opções de conteúdo tiver na página inicial do blog, melhor. Pode parecer pouco eficaz à primeira vista, mas o que é facto é que, quanto mais conteúdos tiver, mais facilmente existirá um artigo que interesse ao seu leitor.
Este blog mostra uma homepage onde encontra os artigos mais “na moda”, bem como artigos mais recentes em diversas categorias.
Certifique-se que os seus leitores conseguem encontrar artigos relacionados com o seu conteúdo e deste modo, se sintam encorajados a ler mais artigos. Coloque-os, por exemplo, ao lado e no fim de cada publicação. Imagine que alguém está interessado em ler mais sobre novas tecnologias; desta forma conseguirá identificar facilmente os conteúdos existentes no seu blog sobre esse mesmo tema.
Outra maneira de atrair leitores para o seu blog é a de dar a conhecer que está interessado em criar conteúdos próprios que sejam do interesse  deles. Poderá adicionar um pequeno formulário onde os leitores colocarão as suas questões e as suas ideias. Não só o vai ajudar a perceber melhor o que os leitores mais apreciam, como o irá apoiar a ter sempre mais ideias e temas para debater. E, se tudo correr bem, assim que um leitor coloque a sua ideia no formulário, pode subscrever logo a seguir, pois terá interesse em verificar se a sua ideia foi aceite e publicada.
Por fim, e no seguimento de tudo o resto, aceite a sugestão de permitir comentários.
Hoje em dia, existe muito a prática de desactivar os comentários nos blogs, favorecendo a interacção através das redes sociais.
Permita comentários e com isso vai conseguir criar uma comunidade, onde se podem colocar ou debater questões de forma aberta e despreocupada, levando a uma interacção muito mais abrangente e interessante para qualquer leitor.
Mas não se esqueça que é imperioso responder aos comentários até ao máximo de 2 semanas da data de publicação.
Deste modo, irá conseguir fazer com que os seus leitores regressem e se tornem membros fieis e leais da sua comunidade.
A WebWeDo tem tudo para o ajudar a desenvolver o seu blog. Visite-nos!