Algumas dicas importantes sobre o Instagram

Está a utilizar o Instagram no seu negócio? Se quiser melhorar o conteúdo e criar maior envolvimento, o que é fácil, basta adoptar algumas técnicas e ferramentas à sua rotina habitual

Crie imagens à medida da sua audiência
Na sua conta, publique o tipo de fotografias que o seu público já gosta e partilha naturalmente. Por exemplo, tire uma fotografia que mostre o interior do seu escritório, os colaboradores que saem para almoço ou alguém a tomar o seu chá a meio da tarde.
A MaybellineAU adoptou uma sugestão dos blogues de moda que hoje em dia dominam o Instagram e passou a colocar close-ups faciais com instruções de maquilhagem. Nesta publicação poderá ver como definir as sobrancelhas.
 maybellineau instagram post
Com esta publicação a máscara Brow Drama da Maybelline aumentou as suas vendas 2.4 vezes.
Melhore as suas fotografias
Tire o melhor proveito de todas as fotografias que partilha. Damos-lhe a conhecer algumas formas rápidas e fáceis de melhorar até a fotografia que considera mais básica.
Pode utilizar a aplicação VSCO Cam (disponível para IOS e Android) para clarear e melhorar a aparência das suas imagens. Esta aplicação oferece ferramentas de edição e filtros predefinidos que tornam as imagens visualmente mais atractivas e interessantes.
vsco instagram image editing
Embora o Instagram já suporte outro tipo de fotografias além das quadradas, estas continuam a ser as que obtêm melhor performance.
Ao utilizar o InstaSize (disponível para IOS e Android), consegue escolher uma fotografia e redimensioná-la de forma a colocar dentro do quadrado exactamente aquilo que pretende. A aplicação adiciona uma moldura branca ou de cor à volta da sua fotografia, mantendo a sua forma no quadrado original.
instasize image editing
Use sobreposições de texto em imagens
Primeiro, tenha em atenção que a partilha de conteúdo genérico não ligado à sua marca ou serviço é pura e simplesmente uma oportunidade perdida.
Muitos marketeer’s optam por este tipo de partilhas, pelo facto do seu produto ou serviço não ser visualmente atractivo. Mas, não podemos nem devemos partilhar vezes sem conta fotografias da equipa à volta da mesa de reuniões…..
Em vez disso, crie mensagens, gráficos, desenhos que tragam alguma mais valia aos utilizadores. Pode ser uma citação, ou um anúncio sobre um novo produto, passatempo ou lançamento.
Damos como exemplo a conta de Instagram do Huffington Post, que utiliza gráficos para partilhar citações ou para iniciar uma conversação. No exemplo a seguir, o gráfico coloca uma questão e promove um hashtag, o que levou a uma longa conversação e a uma utilização mais ampla de hashtag’s.
huffingtonpost instagram image
Perceba que não há necessidade de reinventar a roda….
A consistência vence no Instagram!
Mantenha sempre o seu modelo/template e mude o texto ou o fundo. Neste caso, há que mudar o gráfico todas as semanas.
Escreva uma pequena história juntamente com a fotografia
Sim,  é  verdade que o Instagram é uma aplicação de partilha de fotografias, mas a escrita também é um ponto importante para o seu sucesso.
As marcas mais atractivas desta rede social utilizam o microblogging para contar uma história. Deste modo, o envolvimento do público tem-se tornado mais forte e são criadas ligações mais profundas.
Sweet Pee escreve histórias longas que quase se parecem com cartas pessoais…
heysweetpea instagram image
Pode, caso pretenda, utilizar a aplicação Hemingway para o ajudar a melhorar a sua escrita.
hemingway app
Alavancagem de hashtag’s
Torne a sua marca conhecida e a sua voz ouvida no topo das conversações do Instagram. Com hashtag’s correctos consegue alcançar mais público.
A pesquisa no Instagram mostra as tendências de hashtag’s do dia. Além disso, verifique sempre se está a escolher os hashtag’s correctos e adequados antes de publicar.
No exemplo que se segue, a marca de moda Madewell queria se conectar com um público interessado em viagens. Em vez de utilizar uma fotografia de produto, mostraram um destino fabuloso onde os seus Clientes poderiam utilizar os seus produtos.
madewell instagram image post
Usaram também hashtag’s populares entre o público que gosta de viagens, no Instagram.
Ao utilizar o hashtag #mytinyatlas (que se tornou popular através da publicação Tiny Atlas Quarterly), o alcance atingiu meio milhão de “Instagramer’s” que estavam também a utilizar o mesmo hashtag com fotografias pessoais de viagens ou simplesmente à procura de inspiração para umas férias….
Publique conteúdo “user-generated
Vários marketeer’s preferem partilhar frequentemente os seus próprios produtos, sempre na esperança que um link ou uma fotografia irá trazer inspiração a um Cliente para uma possível compra.
Uma forma já comprovada de fazer com que o Cliente tenha  “apetite” para determinado produto, é a apresentação do mesmo  na sua forma mais incipiente, básica.
Pode utilizar uma aplicação, neste caso apenas disponível para IOS, Regram, que permite voltar a partilhar a fotografia do seu produto, mas tirada por um Cliente. Melhor ainda, será criar os seus próprios hashtag’s e convidar os fãs a “tagarem” a sua marca nas suas publicações. Terá assim, além de uma grande variedade de conteúdo para partilhar, marketing de referência através das partilhas dos Clientes. Se quiser, pode ainda aumentar o número de partilhas, através de um voucher ou passatempo.
A empresa de alcatifas FLOR mostra os seus produtos na vida real, partilhando o conteúdo dos seus Clientes. O colorido dos seus produtos permite dar asas à criatividade. A empresa premeia essa criatividade, partilhando, por sua vez, na sua página do Instagram, as fotografias dos seus fãs, utilizando o hashtag #MyFlor.
flor instagram image post
 
Adicione um link ao seu perfil
O Instagram limita as opções para adicionar links. Na verdade, existe apenas um local onde consegue adicionar um link, que é no seu perfil. A tendência no Instagram é utilizar a legenda para levar as pessoas a esse link.
É importante usar este link estratégicamente. Referencie o link quando publicar uma foto e informe para onde está direcionado, bem como as vantagens de clicar no mesmo.
Mashable, por exemplo, muda o seu link quando publica novas fotos no Instagram. Além de mencionar o link, Mashable também informa o que pode ser visto, dando uma razão para clicar.
 mashable instagram image post
Pode utilizar o Bitly ou o URL Shortener do Google para encurtar o seu próprio link, e , em seguida, adicioná-lo à sua descrição do perfil Instagram. Para acompanhar a performance no Google Analytics, nomeadamente o nº de cliques,  adicione os seus parâmetros UTM usando o Google URL Builder. Poderá deste modo analisar o impacto na taxa de cliques, ao mudar o conteúdo e os seus call-to-action.
Optimize a calendarização das publicações
Tire o máximo de oportunidades para se ligar à sua audiência. Planeie as suas publicações com antecedência e agenda cada uma para o período em que o seu público se encontre mais activo. Quando começar a publicar de forma consistente irá reparar num maior retorno de cada publicação.
Há uma série de ferramentas que o podem ajudar. Por exemplo, Viraltag permite gerir todo o seu conteúdo num único lugar, editar as suas fotografias e preparar as respectivas legendas. Aqui pode ainda agendar as publicações para uma determinada altura, ou simplesmente automatizar a partilha.
Latergramme é outra plataforma, chamada de Instagram-centric, que também permite fazer upload de fotos do seu desktop e agendar para Instagram.
Seguindo as regras do Instagram, qualquer destas ferramentas de apoio ir-lhe-á pedir a sua aprovação no momento agendado,que deverá fazer através de um clique numa notificação no seu telefone. Mas não se esqueça que ser capaz de planear e executar a maioria de seus posts com antecedência irá ajudá-lo a aproveitar as oportunidades em momentos-chave.
Interaja com a sua audiência
Temos plena consciência que a interacção é uma das principais chaves para uma boa e saudável estratégia de social media. No Instagram é ainda mais importante, porque a tendência é de cada vez mais se procurarem informações nesta rede social.
O Instagram é actualmente mais popular entre os jovens até aos 30 anos, que habitualmente utilizam esta rede social para colocar questões e obter respostas.
Como exemplo temos uma feira do livro, no Texas, com fins não lucrativos, dedicada essencialmente a adolescentes, que percebeu que responder a questões directamente no Instagram seria a melhor forma de interagir com o seu público-alvo.
txteenbookfair instagram image post
LoveSurf, um site de comércio electrónico na Califórnia, utiliza o Instagram para partilhar informação com os seus Clientes. Querem saber se existe stock de determinado produto ou a que horas a loja se encontra aberta, e obtêm aqui respostas a todas as suas questões.
 lovesurf instagram image post
Se não quer perder uma única oportunidade de negócio, verifique o Instagram de forma consistente e habitual ou utilize uma ferramenta gratuita (ex: Iconosquare) para monitorizar os comentários e responder directamente do seu PC.
Em resumo:
O Instagram tem sido a rede social com um crescimento mais rápido nos últimos anos, contando actualmente com mais de 400 milhões de utilizadores.
E não pense que se trata apenas da construção de uma marca.
Quando executar o plano estratégico correcto, pode facilmente observar o impacto real no seu negócio.
Seja criativo e assertivo de modo a maximizar o tempo e os recursos gastos nesta plataforma.
O que acha deste artigo?
O que tem feito no Instagram para conseguir alavancar o seu negócio?
Partilhe connosco as suas ideias e sugestões!
Fonte: Jilly Badanes