Porque é que a sua empresa deve ter um Consultor Digital?

O mundo dos negócios está cada vez mais digital. Portanto, é importante entender o que um consultor Digital é e por que é que sua empresa deve ter um.

Antes de avançar:

Um consultor digital não analisa o seu negócio no sentido tradicional. Analisa a forma como e onde o seu negócio deve existir digitalmente. O espaço digital engloba tudo o que está conectado online, tais como sites, mobile, redes, e muitas outras opções que existem atualmente ou que venham a ser inventados em breve.

Perante isto, aqui ficam algumas razões para a sua empresa precisar de um Consultor Digital:

Um Consultor Digital está sempre atualizado – Todos os dias, aparece uma nova rede social ou tecnologia que está a ser inventada e em que as empresas devem ponderar se se será importante para o seu negócio. A resposta, infelizmente, não é igual para todas as empresas. O Facebook não é absolutamente para todos, e algumas empresas devem estar no Snapchat mas, também muitas não devem sequer pensar nisso. No digital tudo muda num piscar de olhos, e pode ser difícil acompanhar. Para si o importante é concentrar-se no seu negócio. Para os Consultores Digitais, o importante é concentrarem-se em como as mudanças digitais afetam o seu negócio e sugerir um plano para agir em conformidade.

Um Consultor Digital desenvolve a estratégia para a sua equipa executar – Estratégia é compreender a melhor combinação de tecnologias e plataformas para o seu negócio, com o objetivo de garantir a maior eficácia. É definir o próximo passo. A maior parte das equipas de marketing implementam uma estratégia, executam-na, mas não são em geral estes que tomam as decisões estratégicas.

Um Consultor Digital mantém-no a par dos seus concorrentes – Os seus concorrentes aderiram a uma nova rede social, criaram uma app própria, ou o seu site é responsivo? É o trabalho de um Consultor Digital manter o controlo de tudo isso e notificá-lo se estiver a ficar para trás e dar-lhe recomendações sobre o que deve fazer para estar alguns passos à frente de seus concorrentes. Um bom Consultor Digital irá conduzir a pesquisa competitiva para ver onde os seus principais concorrentes estão a investir o seu tempo e dinheiro, e analisar se deve ou não acompanhá-los ou ir mais à frente. As empresas podem perder ou ganhar no momento em que tomam a decisão de investir numa nova tecnologia ou em determinada plataforma.

Um Consultor Digital garante que o seu site está sempre otimizado – Uma das principais funções de um consultor de Marketing Digital é garantir que o seu site tem o melhor design e funciona a 100% em todos os momentos. Os seus clientes visitam o seu site 24/7 e há constantemente um novo “normal” em termos de expectativas em relação à navegação na internet. O seu site tem que representar a sua marca, o seu negócio atual, e contar a sua história para realizar os seus objetivos. O Consultor Digital está sempre disponível para verificar se algo está errado com o seu site e para corrigir os problemas sejam eles quais forem.

Um Consultor Digital avaliza as opções tecnológicas – Quando uma empresa pensa desenvolver um site e-commerce, levanta-se a questão – deve ser em Umbraco, WordPress ou Drupal? Quais são as vantagens de WordPress ou Drupal em relação aos outros? Um Consultor Digital dir-lhe-á qual a melhor solução com base naquilo que se pretende agora e naquilo que se quer alcançar nos próximos 18 meses, como a introdução de novas funcionalidades, por exemplo. Fazer esta análise inicial vai poupar milhares de euros e muitas dores de cabeça se de repente se aperceber que o site que acabou de desenvolver não responde em termos de marketing aquilo que pretendia e que agora tem que começar tudo de novo.

Um Consultor Digital revela-se num parceiro essencial com um ROI elevado – Encontre um parceiro em quem possa confiar e cuja especialidade é fazer o seu negócio online um sucesso. Certifique-se que está a usar as mais recentes tecnologias para agilizar o fluxo de trabalho e as plataformas adequadas para captar novos leads e fidelizar os seus Clientes. O Consultor Digital está sempre disponível para responder às suas dúvidas sobre a sua presença online, ele torna-se num parceiro confiável e indispensável.

Porquê um ROI elevado? Uma equipa digital é constituída por várias pessoas – um especialista em SEO, um webdesigner, um web copywriter e mais uma série de pessoas com especialidades diferentes que gerem as diversas faces da sua presença online. Não gostaria de trabalhar com uma empresa que presta um serviço integral de Consultoria Digital adaptando a sua proposta e o seu investimento às suas reais necessidades, sem ter todos esses custos in-house? Na WebWedo estamos preparados para lhe prestar este serviço. Fale connosco!