O Marketing Digital e a época que se aproxima

Na atual era digital, as empresas nunca tiveram tanta possibilidade de se conectar com os seus clientes, tanto localmente como em todo o mundo.

Perante esta realidade, o que a sua empresa está, ou pode fazer para atrair esses clientes e aumentar as vendas na época natalícia que se aproxima? Deixamos aqui algumas estratégias que a sua empresa deve implementar.

Já definiu os seus objetivos e fez um planeamento ajustado aos mesmos?

Os objetivos são o que nos levam para a frente – são o que nos faz crescer, aprender e melhorar. Sem objetivos definidos, a sua marca não vai vender mais no período de Natal. A sua estratégia de marketing para o Natal poderá ser desperdiçada.

A sua presença multicanal é consistente?

Uma estratégia de marketing multicanal significa oferecer aos seus clientes uma experiência consistente e coesa nos vários canais de marketing.

Os consumidores esperam receber uma experiência consistente, estejam eles numa loja, on-line, a ler os e-mails, a interagir nas redes sociais ou no seu telemóvel.

Mesmo que a sua empresa não possa investir muito dinheiro em marketing, não implica que não possa concentrar-se na sua marca. Para além disso, as mensagens consistentes oferecem uma ótima experiência de compra aos seus clientes.

Conhece a expressão “webrooming”?

Webrooming é o oposto de showrooming; noutras palavras, os clientes pesquisam produtos online e depois vão comprá-los a uma das suas lojas.

Aumente a sua vantagem competitiva face à sua concorrência nesta época e, crie um catálogo online dos seus produtos e de oportunidades especiais.

Já experimentou promover os seus produtos e serviços com anúncios no Facebook?

Com opções de segmentação que variam da idade, ao nível de rendimento e interesses específicos, os anúncios do Facebook permitem alcançar o seu público-alvo. Além de impulsionar as vendas, os anúncios criarão reconhecimento e divulgarão aos possíveis compradores sobre a sua empresa, a sua história e as suas ofertas de produtos.

Reconhece o poder dos hashtags?

As pessoas gostam de seguir as tendências e gostam de consumir, usar os produtos sobre os quais todos falam. Divulgue os seus descontos e promoções utilizando o poder dos hashtags no Twitter e no Instagram. Os hashtags ajudam as campanhas a alcançar mais pessoas e a fazer com que mais pessoas falem sobre seus produtos.

Quando fazemos campanhas nas redes sociais, no entanto, é preciso estar atento a essas plataformas. A sua presença deve ser constante, pois os clientes tendem a fazer perguntas e, é claro, a esperar respostas imediatas.

Já introduziu o visual – gravou um vídeo?

As pessoas gostam de ver as coisas em ação, de se sentirem parte da sua campanha. Use o Instagram e o YouTube. Sabe que em seis segundos pode criar um anúncio melhor do que um que dura dois minutos inteiros? Às vezes menos é mais.

Como é a sua presença no mobile?

Cada vez mais as empresas devem segmentar as pessoas com maior probabilidade de comprarem os seus produtos. Como as pessoas hoje estão cada vez mais tempo nos seus smartphones, é provável que as campanhas digitais tenham mais sucesso na venda de produtos do que noutros canais de divulgação.

O mobile marketing está cada vez mais popular e funciona porque as pessoas gostam de estar a um clique do produto que desejam comprar. Certifique-se que o seu site é realmente acessível para as pessoas que procuram os seus produtos nos seus smartphones. O processo de compra deve ser simples e fácil para os clientes.

A ferramenta que nunca falha – o email marketing.

Sabia que muitos clientes fazem as suas compras online nos seus locais de trabalho? As campanhas de e-mail marketing têm sempre uma forte presença nas estratégias das empresas, por isso, não perca a oportunidade de partilhar descontos, vales e ofertas promocionais com os seus clientes por e-mail.

Como esses clientes muitas vezes estarão no local de trabalho, mantenha os seus anúncios o mais simples possível, destaque o valor da sua oferta e use cores vivas e suaves.